ENSINO FUNDAMENTAL II
Sabemos que o conhecimento não se repassa, acumula ou reproduz, não é o fim da aprendizagem, é o meio de reconstrução inovador. Entretanto, o processo de aprendizagem só sofre verdadeiras alterações quando o conhecimento é compreendido como processo vivo e dinâmico, que pressupõe a interação entre o objeto a ser entendido e o sujeito com toda gama de informações anteriores somadas ao meio social. Ampliando sua capacidade de compreensão e percebendo-se integrantes do contexto sócio histórico
Portanto, o conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação, não é, pois, um enfeite, mas um mecanismo fundamental para tornar a vida mais satisfatória e mais plenamente realizada.
O conhecimento é o produto de um enfrentamento do mundo realizado pelo ser humano só quando tem sentido na medida em que o produzimos e o retermos como um modo de entender a realidade, facilitando e melhorando o modo de viver
A Escola Natividade de Nossa Senhora proporciona em sua organização curricular, uma ampla diversificação dos tipos de estudos disponíveis, estimulando alternativas que, a partir de uma base comum, ofereçam opções de acordo com as características de seus alunos e a demanda do meio social.
A diversificação é acompanhada de sistemas de avaliação que possibilita o acompanhamento permanente dos resultados, tomando como referência as competências básicas a serem alcançadas por todos os alunos.
A construção de uma identidade própria e a diversificação curricular supõe a existência de autonomia. No âmbito escolar a autonomia deve refletir o compromisso com a aprendizagem dos alunos pelo uso equânime do tempo, do espaço físico, das instalações e equipamentos, dos recursos financeiros, didáticos e humanos.