Educação Infantil
A Educação Infantil, como fato da educação, expressa sempre, em seus objetivos e nas suas práticas, as condições da produção da vida humana em cada época e em cada sociedade.
A chegada da criança à escola marca necessariamente uma ruptura, pois a formação de conceitos, até então espontâneo, ligado à vida cotidiana, será ampliada com a introdução de conhecimentos formais. Quando a criança constrói o conceito, ela está desenvolvendo suas estruturas mentais, mas tendo como referência os conhecimentos sobre a realidade, que o meio sociocultural onde ela vive lhe possibilita.
Educação, no contexto da Educação Infantil significa possibilitar o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos: físico, cognitivo, social e afetivo. Educar na Educação Infantil significa propiciar situações que contribuam para o desenvolvimento da imaginação, dos processos criativos e para a apropriação do conhecimento pelas crianças, através das diferentes formas de interação humana – social, afetiva, lúdica e pedagógica. Para tanto, o aspecto cognitivo não deve receber atenção maior que as demais dimensões envolvidas no processo de constituição da criança.